Seguro de Vida para Pessoas de Baixa Renda
Muito se tem falado em vários tipos de mídia sobre seguro de vida para as pessoas de baixa renda, mas uma coisa não tem ficado clara aos compradores desse produto que atualmente está mais difundido no balcão dos Grandes Conglomerados financeiros.
Não é um SEGURO DE VIDA, é um seguro de proteção por acidente pessoal, o denominado no mercado securitário de AP, ou seja, se o indivíduo falecer por morte natural não terá cobertura para o beneficiário do seguro.
A cobertura só se dará caso o segurado faleça por morte acidental ou tenha uma invalidez por acidente.
Em algumas seguradoras existe até a cobertura para o caso de “bala perdida”, o que na minha opinião acho correto mas não vejo com bons olhos.
Vou contar a vocês um caso que presenciei no escritório.
Uma pessoa junto com a sua filha veio até nosso escritório após passar em frente e visualizar o luminoso que informa sobre seguro de vida.
Ela estava de posse de uma apólice de seguro de “vida” da sua mãe falecida faz dois anos, o beneficiário do seguro era a filha que a acompanhava.
O seguro foi adquirido pela mãe em um Banco, provavelmente a Sra. falecida precisava de um empréstimo bancário e foi oferecido a ela a compra do seguro.
No momento em que a Sra. comprou o seguro, voltou toda feliz para casa informando a neta que ela era a beneficiária no caso de seu falecimento.
Após analisar o documento, verifiquei que o seguro de “vida” que ela havia comprado era um seguro de Acidentes Pessoais, o famoso AP.
Para azar da menina, sua neta, adivinhem qual foi o tipo de falecimento da Sra.? Morte natural.
Aquele pedaço de papel não servia para mais nada para aquela menina e sua mãe, que são de uma classe social mais baixa e precisavam daquele valor para poder pagar dívidas adquiridas com a morte da avó da menina.
Vejam que a família pensava ter um valor a receber pelo seguro contratado, mas como foi vendido incorretamente e por pessoas que não poderiam fazer tal comercialização, a segurada e sua família ficaram totalmente desamparadas.
Seguro de vida é aquele que cobre a morte do segurado em qualquer causa e não somente em caso de acidente, vamos deixar isso esclarecido para que mais uma vez o seguro não se torne o “vilão” da história.
This entry was posted on 22/06/2010 at 16:18:00. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
# by Camila Braga - 23 de junho de 2010 às 20:11
É por isso que as pessoas deveriam sempre buscar a orientação de um profissional antes de contratar qualquer seguro!
Muitas vezes o barato sai MUITO mais caro!
# by Anônimo - 25 de junho de 2010 às 16:10
Isso se deve também a pressão de metas absurdas que os funcionários de bancos devem atingir o que os força a venderem muitos seguros de forma desleal. Com certeza muitas pessoas adquirem seguro imaginando um tipo de serviço e recebendo outro.
Marcus Braga
# by Anônimo - 30 de junho de 2010 às 11:42
Não tem relação com o post, mas é possível criar um seguro que atenda uma necesidade específica minha? Isso gera um valor diferenciado e maior ou depende do caso? Posso fazer um seguro para algo que ainda estou pagando, por exemplo?
Obrigado.
# by Rodrigo Loris - 30 de junho de 2010 às 17:50
Não tem relação com o post, mas é possível criar um seguro que atenda uma necesidade específica minha? Isso gera um valor diferenciado e maior ou depende do caso? Posso fazer um seguro para algo que ainda estou pagando, por exemplo?
Obrigado.
RESPOSTA : Com relação a custo , realmente é caso á caso, vai depender do bem e do perfil da pessoa.No caso do seguro de um bem que ainda está pagando, existe o seguro prestamista, normalmente exclusivo para imóveis, esse seguro é do ramo de vida, onde o beneficiário do seguro é a financeira.
Tudo é protegido por seguro, o que pode ocorrer é uma aceitação específica por determinadas Seguradoras.
Espero ter esclarecido!!!
Obrigado por participar do FOCO EM SEGUROS