Seguros no Brasil são mais vendidos no Canal Banco e Corretor
Posted by Rodrigo Loris in Utilidades on 08/06/2010
A Accenture Brasil , divulgará nos próximos dias uma pesquisa realizada mundialmente com 3,5 mil consumidores de seguros gerais.
Foram levantados os dados em quais canais de distribuição os seguros eram mais adquiridos.
No Reino Unido os consumidores de seguros adquirem mais por meio da internet, isso se dá por estarem mais acostumados a consumir seguros e por se tratar de um mercado menos burocrático que o Brasil por exemplo.
Enquanto no Brasil somente 19% dos consumidores compram seguros pela internet, no Reino Unido chega ao grande número de 70%.
Enquanto no Reino Unido a procura por Bancos para a compra de seguro é de 14% no Brasil chegamos ao patamar de 54%, onde a maioria dos entrevistados disseram que buscarão os bancos para a renovação do seguro ou até mesmo para a compra de algum tipo de apólice.
Os corretores de seguros , ou seja, os especialistas no assunto precisam buscar ainda mais a penetração nesse mercado e a busca constante do seu cliente, para evitar que os bancos retirem do mercado de corretores esse percentual que já possui uma propensão em aquisição nos bancos, onde claro a oferta é em tempo integral.
Em contrapartida 35% dos entrevistados no Brasil disseram que pagariam mais para ter um atendimento personalizado, ou seja, um corretor de seguros que pudesse assessorar esse cliente na aquisição da apólice com o melhor desenho para ele.
O que vemos no Brasil ainda é a falta de cultura em seguros, ou seja, a grande maioria dos clientes adquiriu um seguro de automóvel devido à grande oferta e facilidade, mas não busca uma proteção familiar, imobiliária e demais ramos.
Na minha opinião, falta ainda um pouco de divulgação por parte dos representantes, os corretores de seguro, que possuem a melhor parte do seguro, o cliente.
Ele corretor sendo um especialista no assunto seguros, todos os ramos, deveria atuar mais com os clientes que já possui , divulgando outros tipos de seguro que podem ser contratados e claro apresentando ao cliente o melhor modelo.
Pelo menos na pesquisa divulgada foi apresentado o fato de que clientes pagariam mais para ter um especialista ao seu lado no momento da contratação de um seguro, tanto no Brasil quanto em outros países.
Sempre fui da seguinte teoria, que quanto mais seguros um cliente possuir com determinado corretor mais difícil ou quase nula será a sua busca ou saída para o concorrente.
A internet no Brasil ainda é tida como um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, muitos preferem adquirir um produto pessoalmente, precisam conhecer o vendedor ou até mesmo tocar o produto, por esse motivo ainda é um canal de vendas em crescimento e que deve ser observado pelo mercado de seguros também.
This entry was posted on 08/06/2010 at 15:12:00 and is filed under Utilidades. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
- No comments yet.